domingo, 12 de dezembro de 2010

IDENTIDADE CULTURAL

Com referencial afro-brasileiro, a capoeira, diferencia-se das outras modalidades físicas, que expressam as contribuições da cultura norte-americana. A herança advinda africana é caracterizada na capoeira visualmente pela dança e luta. Nos dias de hoje, a arte é associada a calma, contra qualquer tipo de opressão ou discriminação, em busca de construir uma sociedade mais democrática, justa e livre. Aplicando as possibilidades e democratizando o acervo desta cultura no interior das escolas e na sociedade.
A identidade da capoeira é a música, ela é um dos componentes mais importantes para se entender o jogo da capoeira. O som dos instrumentos chama a atenção das pessoas pelo mundo todo, e as letras que servem como forma de transmissão de conhecimentos, como comunicação de movimentos sociais ou como oração.
Na vida das crianças especiais a modalidade musical, também constrói uma identidade cultural, a música representa para eles uma forma de libertação, o movimento das pernas e braços acompanha o som que vem dos instrumentos, os pequenos capoeiristas se divertem e mostram habilidade nas acrobacias próprias do jogo, fazendo com que se sintam capazes de quebrar enigmas de sua própria capacidade.

Nenhum comentário: