sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CAPOEIRA: Seus significados e sua história

O que é a capoeira?

- Mato de pequena parte que nasceu nas derrubadas da mata virgem (local comumente usado para o jogo da capoeira pelos escravos.
- Segundo o dicionário Aurélio: jogo atlético individual com sistema de ataque e defesa.

História:

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Com a conquista do Brasil surgiu à carência de mão-de-obra barata para trabalho de colonização. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Os escravos eram trazidos nos porões dos navios, e em seguida eram vendidos aos senhores de engenho.
Os senhores de engenho proibiam os escravos a praticar qualquer tipo de rituais e lutas, eram maltratados e violentados, percebendo isso os escravos sentiram a necessidade de desenvolver uma forma de proteção contra essas opressões. Os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim à capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.
A prática da capoeira era proibida no Brasil até o ano de 1930, quando o capoeirista mestre Bimba apresentou a luta para o presidente Getúlio Vargas, que gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

A capoeira inclusiva

A capoeira inclusiva é um projeto que já vem acontecendo a algum tempo no Brasil, batizado pelo professor Eraldo Gabriel de Sousa, o mestre Beija-Flor. O sergipano fica no meio da roda das crianças orientando, incentivando e consegue tornar o jogo da capoeira igual para todos. O trabalho do Mestre é sempre feito com a perspectiva da inclusão, ajudando as crianças no seu desenvolvimento psicomotor, no seu equilíbrio, afetividade e socialização. “A capoeira inclusiva trabalha desde a consciência corporal até a elevação da auto-estima", diz Mestre Beija-Flor.
A prática da capoeira inclusiva, segundo Eraldo Gabriel, já foi implantada em Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Pará, Maranhão e Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: